O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros percorreu os caminhos da chapada do Araripe entre os dias 13 e 17 de outubro de 2023. Neste período, tivemos estadia na bela Casa da Pedra, importante reduto de pesquisa, ensino e extensão do Instituto de Geociências (IGEO) da UFRJ, na cidade de Santana do Cariri, Ceará.

Na sessão Astronômica realizada na noite do dia 15, a Casa da Pedra tornou-se também a Casa das Estrelas. A equipe do projeto se juntou à turma do curso de paleogeografia, ministrado pelo professor Ismar de Carvalho, para a descoberta das constelações e dos planetas Júpiter e Saturno. Na imagem, capturada pelo geógrafo André Costa, as constelações do Cefeu, Lagarto, Cassiopeia e Perseu desfilam sobre o céu do norte, ostentando o belo céu estrelado do sertão nordestino.

Créditos: André Costa @andrepacosta e projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros @astroturismoparquesbr

Turismo com Divulgação da Ciência, Astronomia e Educação Ambiental.

Equipe:
@danielmello_astro @geo_ricardocesar @igorborgo @salcidespatricia @pontester @meu_diario_da_natureza @andrepacosta

Realização: Observatório do Valongo, Instituto de Geociências – IGEO UFRJ, CCMN, Astrotrilhas, NightSky,

Apoio: Sociedade Astronômica Brasileira, CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Rede Céus Estrelados do Brasil, Prefeitura municipal de Santana do Cariri.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CyzGSLsvlcb/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==