🚨🚨🚨 ATENÇÃO professores, estudantes e demais profissionais da educação!

📌O coletivo do Curso “Professores em FormAÇÃO: a Educação Ambiental em uma Abordagem Transdisciplinar” convida a todes para a próxima aula: “Educação Antirracista” com as professoras convidadas: Sarah Almeida de Oliveira do CAp-UFRJ e Brenda Mel do NEGHA-UFRJ. 📚
🕯️Hoje, pensar a Educação Antirracista na escola básica não é só um dever, mas também a possibilidade de falar sobre uma existência, valorizar memórias, saberes e conhecimentos dos diversos povos brasileiros.
▪️Segundo a Lei 10.639/03, é obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras. Em 2008, a Lei 11.645 incluiu nesta determinação a obrigatoriedade de trabalhar a temática dos povos originários indígenas.
▪️As estatísticas oficiais demonstram que o racismo persiste presente nas nossas sociedades. Segundo Angela Davis “Numa sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.
▪️Combater o racismo é também reconhecer as contribuições, em todas as áreas do conhecimento, desses povos não só para o Brasil, mas para o mundo.
📣 Assim, temos muito a conversar! Esperamos você na nossa roda para que juntos possamos trabalhar outras metodologias que buscam práticas docentes antirracistas possíveis!
🎯 O encontro será no dia 19 de setembro de 2023 (terça-feira), das 20:00 às 22:00, pela plataforma Zoom. O link será enviado por e-mail aos inscritos.
📌Para se inscrever e obter informações sobre o calendário de aulas, acesse o formulário pelo QR Code do card, ou em https://forms.gle/cVAYtzaUwWXTEXwM6

Agora só falta você!🪁

#descricaodaimagem: Cartaz quadrado de fundo verde e rosa. No canto superior esquerdo está escrito em branco “Curso Professores em Formação”, com “ação” destacado em rosa. Abaixo, com fonte rosa, o nome da série “professores em formação: reconexões escolares". No canto esquerdo, em caixa alta e com fonte branca, a temática do curso “Educação Antirracista ”. Além disso, ao fundo há imagens de peças de quebra cabeça na cor roxa. Abaixo do tema, na cor branca, o nome das convidadas do encontro —  professora Sarah Oliveira (CAp-UFRJ) e professora Brenda Mel (Grupo NEGHA-UFRJ) . Embaixo, na cor rosa está escrito o local da transmissão — “plataforma zoom”. No canto inferior direito, sobre o fundo rosa, está a data e o horário do evento — 19 de setembro de 2023, das 20h às 22h. Acima da data há uma imagem de duas mãos mexendo, nas cores branca e verde, sinaliza que há tradução para LIBRAS. Abaixo da data estão as seguintes informações: “link para inscrição” e um QR code. Na borda inferior, faixa branca com as logos da UFRJ, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, do CAp-UFRJ, do IGEO-UFRJ, do NEQUAT-UFRJ, e também o Instagram do NEQUAT: @nequat. Descrição finalizada.