No mês de fevereiro, alguns funcionários do Instituto de Geociências receberam um e-mail solicitando a indicação de estudantes de graduação e/ou pós-graduação para atuação temporária em processos seletivos. O e-mail é uma conta falsa criada no Gmail, no nome de uma docente da FURG.

O remetente do e-mail aparece como annaluizabaisch@gmail.com e o título da mensagem é “Conforme indicação do prof. Dr. Godolfredo de Oliveira Neto e da profa. Dra. Maria Naíse de Oliveira Peixoto”.

Caso vocês tenham indicado a vaga para algum(a) discente, avise imediatamente para que este não caia no golpe, pois durante o contato com as vítimas, vários dados pessoais são solicitados, incluindo documentos digitalizados, além de solicitar um pagamento de taxa.

Se localizarem este e-mail na caixa de entrada de vocês, marquem como SPAM.

Um golpe semelhante a este, já foi praticado em anos anteriores, segue matéria do G1: https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/04/golpistas-usam-nome-de-professora-de-mt-para-oferecer-emprego-na-web.html.

É possível que outras unidades tenham recebido o mesmo tipo de e-mail, apenas alterando o nome da(o) docente para tornar a mensagem crível. Sendo assim, informem também seus colegas de outras unidades para estarem atentos.

Atenciosamente,
Assessoria TIC IGEO UFRJ.