A partir do dia 10 de janeiro de 2022, as gravações das sessões do Google Meet passam a ser pagas para as organizações que utilizam as edições Education Fundamentals (edição gratuita) ou Education Standard do Google Workspace for Education.

A partir de 10 de janeiro de 2022, somente organizações que utilizam as edições Education Plus ou Teaching and Learning Upgrade do Google Workspace for Education poderão realizar as gravações das reuniões.

Em agosto de 2020, a Google anunciou que a promoção de gravação premium gratuita terminaria no final de 2020 e seria substituída por gravações temporárias, no entanto, a empresa não planeja oferecer mais esse recurso. Contudo, devido à necessidade contínua de professores e estudantes se adaptarem aos desafios únicos da criação de conteúdo de aprendizagem remota, a promoção de gravação premium gratuita está estendida até 10 de janeiro de 2022.

Para continuar utilizando estes recursos após o período promocional, deve-se realizar o upgrade para as edições Education Plus ou Teaching and Learning Upgrade editions antes de 10 de janeiro de 2022. Esta decisão depende da avaliação orçamentária da instituição.

A partir de julho de 2022, cada organização que, como o IGEO, utiliza a edição Education Fundamentals possuirá um limite de armazenamento no Drive de 100 TB no total, sendo estes divididos entre todas as contas do domínio.

Veja também: Mais opções para aprender com o Google Workspace for Education.

Sendo assim, as gravações existentes contarão para o armazenamento geral da instituição. Nesse sentido, seguem abaixo as formas como cada usuário pode definir como excluir todas as gravações irrelevantes do seu Drive:

1. Acesse o Drive e use o filtro de pesquisa para filtrar arquivos por tipo: vídeo.
  2. Classifique os arquivos retornados pela data da última modificação.
  3.  Exclua quaisquer gravações que não sejam mais necessárias selecionando os arquivos e arrastando-os para a lixeira.
  4. Aqui está um artigo da Central de Ajuda para ajudá-los nesse processo.

Atenciosamente,
Suhelem Dias.
Assessora de Tecnologia de informação e Comunicação IGEO | UFRJ

Tags: #Google Meet, #gravação de reunião, #limite do Drive, #Google Workspace for Education, #Education Fundamentals.