A economia do Rio de Janeiro é o tema da próxima sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. A atividade acontece no dia 17 de setembro, às 18:00, no CBAE, e vai contar com a presença de Mauro Osorio, Marieta de Moraes Ferreira e Bruno Sobral.

A Economia do Rio de Janeiro: uma visão geral

A economia do Rio de Janeiro é o tema da próxima sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas”. A atividade acontece no dia 17 de setembro, às 18:00, no CBAE, e vai contar com a presença de Mauro Osorio, Marieta de Moraes Ferreira e Bruno Sobral.

Economista especializado em Rio de Janeiro, Mauro Osorio é professor da Faculdade de Direito da UFRJ, presidente do Instituto Pereira Passos e membro fundador do Instituto de Estudos do Rio de Janeiro (IERJ). Entre seus livros publicados estão “Uma Agenda Para o Rio de Janeiro” (2015), “Rio Nacional, Rio Local: Mitos e Visões da Crise Carioca e Fluminense” (2005).

Marieta de Moraes Ferreira é doutora em História pela UFF, especialista nas áreas de História Contemporânea do Brasil, História Oral e Memória e História do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de História da UFRJ, foi presidente da Associação Internacional de História Oral e diretora do CPDOC/FGV. Escreveu “A República na Velha Província: Oligarquias e Crise no Estado do Rio de Janeiro (1889-1930)”, organizou “Rio de Janeiro: uma cidade na História” e é autora de inúmeros trabalhos na área.

Já Bruno Sobral formou-se em Ciências Econômicas pela UFRJ e cursou mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Professor de Economia da UERJ, participou de projetos de pesquisa sobre os setores siderúrgico, petroquímico, naval, de logística e de serviços, investimentos e atividades produtivas no Estado do Rio de Janeiro. É autor do livro “Metrópole do Rio e Projeto Nacional” (2013) e de diversos artigos sobre a crise do Rio de Janeiro.

Convidado como comentarista, Roberto Saturnino Braga é formado em engenharia pela UFRJ com cursos de desenvolvimento econômico no ISEB e na CEPAL. Foi servidor concursado do BNDE, deputado federal, senador da República e prefeito do Rio de Janeiro entre 1986 e 1988.

A disciplina “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenada por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecida a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. As sessões são abertas ao público e acontecem às segundas-feiras na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, entre 18h e 20h30.

Textos dos professores convidados e materiais recomendados em aula podem ser acessados na pasta virtual: bit.ly/riocurso

E mais informações sobre as próximas sessões estão disponíveis no site:
https://cbae.ufrj.br/index.php/programas/ccs/cursorio
Tags: #Rio de Janeiro, #curso, #economia, #Bruno Sobral, #Marieta Ferreira, #Mauro Osório, #UERJ, #UFRJ, #IPP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *