O Laboratório de Informática da Graduação (LIG-IGEO) comunica sobre a abertura do processo seletivo 2024, com as datas, requisitos e etapas para a seleção de bolsistas. A inscrição deve ser feita até às 23:59h do dia 10 de março de 2024, por meio do link https://shorturl.at/emMPY  e envio dos documentos solicitados.

Número de bolsas disponíveis: 4

Vigência: 01 de abril de 2024 a 31 de março de 2025.

Valor da bolsa: R$ 700,00/mês

Dedicação semanal: 8 a 12 horas

Requisitos para a inscrição

– Ser aluno(a) de graduação da UFRJ, com matrícula ativa, dos cursos de Geografia, Geologia ou Meteorologia.

– CRA igual ou superior a 6,0*.

– Não ter sofrido sanção disciplinar.

– Não ter outra bolsa de natureza acadêmica em vigência.

– Enviar a documentação solicitada até às 23:59h do dia 10 de março de 2024.

Obs: * alunos do primeiro semestre estão dispensados deste requisito.

Regras do processo seletivo

Este edital de seleção segue as orientações e determinações da Resolução CEG 01/2009 e do edital 1648/2023 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponíveis em https://shorturl.at/iLOQZ e https://shorturl.at/acGK5.

Atribuições dos bolsistas

Atuar em atividades que envolvam a instalação, organização, gestão, operação e atendimento aos usuários do Laboratório de Informática da Graduação (LIG), para fins acadêmicos.

Auxiliar a coordenação do laboratório nas atividades de preparação, operacionalização e manutenção da infraestrutura computacional, tanto dos equipamentos quanto dos aplicativos utilizados para aulas práticas e atividades acadêmicas extra-classe.

Auxiliar professores na preparação dos ambientes computacionais necessários para a realização de aulas práticas envolvendo o uso de computadores e orientar os usuários para a correta utilização do laboratório e dos seus equipamentos.

Critérios de Seleção

O processo de avaliação envolverá duas etapas:

Etapa 1 (eliminatória)

– Prova Escrita

Etapa 2 (classificatória)

– Nota da prova escrita (peso 3,0).

– Entrevista (peso 3,0).

– Análise de currículo (peso 2,0)

– Valor do CRA* (peso 2,0)

Obs: Eventuais candidatos(as) que estejam no primeiro semestre terão a média calculada a partir da redistribuição proporcional de pesos das notas da prova escrita, da entrevista e da análise de currículo.

Orientações para as etapas 1 e 2

A prova escrita consistirá de questões dissertativas e/ou de múltipla escolha que versarão sobre aspectos básicos de hardware e software, utilização de aplicativos (ex: pacote Microsoft Office, Acrobat Reader) e equivalentes, atendimento aos usuários e aspectos organizacionais de um laboratório. Serão classificados aqueles que obtiverem nota igual a superior a 7,0.

A entrevista será individual e consistirá de perguntas e diálogo sobre os itens da prova escrita, sobre conhecimentos de Informática, sobre as experiências anteriores do candidato(a) e sobre a disponibilidade de horários nos semestres de 2024.

A análise de currículo avaliará experiências anteriores em atividades relacionadas ao objetivo do LIG. Recomenda-se que seja explicitado, caso tenha, experiências anteriores com a área de Computação, conhecimento de softwares e/ou de alguma linguagem de programação, experiência com atendimento ao público e experiência anteriores com estágio ou iniciação científica. O currículo dever ter, no máximo, duas páginas e ser enviado para o e-mail: lig@igeo.ufrj.br até às 23:59h do dia 10 de março de 2024. O valor do CRA será consultado a partir do histórico escolar do candidato, que deverá ser enviado para o e-mail: lig@igeo.ufrj.br até às 23:59h do dia 10 de março de 2024.

Critérios de desempate

Em caso de pontuação igual entre os(as) candidatos(as), a classificação final considerará os seguintes critérios de desempate, respectivamente: 1) ter obtido a maior pontuação na prova escrita; 2) ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública; 3) ter cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública e 4) o candidato mais velho(a), considerando dia, mês e ano de nascimento.

2 comentários sobre “Processo seletivo para bolsistas no LIG-IGEO