No ano do bicentenário das comemorações da independência do Brasil, a infraestrutura PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections) celebrou com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) um Protocolo de Colaboração que assegura um conjunto de 50 bolsas de doutoramento até 2027, em múltiplas áreas estratégicas associadas a museus e coleções.

Os trabalhos de investigação subjacentes às bolsas serão desenvolvidos, em parte, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em Setembro de 2018.

A abertura do concurso para as primeiras 10 bolsas, a celebrar contrato ainda em 2023, encontra-se aberto

📌

LINK:https://www.euraxess.pt/jobs/105970 Inscrições até 16 de Junho de 2023.

As áreas científicas deste primeiro concurso são:

✏️

Museologia, nomeadamente nos domínios de cruzamento da arte e ciência, em particular o desenvolvimento de formas inovadoras de exposição, educação e comunicação de ciência (até 2 bolsas).

✏️

Geodiversidade, paleodiversidade e biodiversidade, nomeadamente no que se refere à história da Terra e a sua biodiversidade do passado e presente, com foco na valorização das coleções e dados científicos associados (até 4 bolsas).

✏️

Estudos de Coleções Científicas sob múltiplas perspetivas (perspetivas históricas, taxonómicas, antropológicas, arqueológicas, sociológicas, de divulgação, de conservação, etc.) (até 4 bolsas).

O consórcio PRISC é constituído pela Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra, através das suas principais instituições museológicas: o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Em conjunto, reúnem mais de 6 milhões de objetos nas suas coleções. O PRISC promove a utilização de todas as coleções científicas portuguesas para fins de educação, investigação e cultura numa base de acesso aberto e universal.

O PRISC associa-se assim à Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao seu Museu Nacional, na certeza de que os estudos resultantes destes doutoramentos contribuirão para a renovação do Museu Nacional, suas coleções e seu programa museológico, bem como o nosso conhecimento sobre os museus e coleções científicas brasileiras, portuguesas e da América Latina, e ainda as relações entre os museus de Portugal e do Brasil.

Dúvidas: bolsas.ciencia@reitoria.ulisboa.pt

Tags: #UFRJ, #Brasil, #Portugal, #bolsas de doutorado, #Geociências, #Museus, #PRISC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *