Sobre o SPA (Science Panel for the Amazon), ou Painel Ciência da Amazônia
https://www.theamazonwewant.org/

(Texto retirado do website do SPA)

“O Painel Ciência da Amazônia, inspirado no Pacto Letícia, é a primeira iniciativa científica de alto nível dedicada à Amazônia. O Painel foi criado para esclarecer os argumentos
científicos, econômicos e morais da conservação e abordar o desmatamento generalizado, a degradação florestal e os incêndios florestais que se intensificaram nos últimos anos.
Hoje, o Painel é composto por mais de 240 cientistas que lançaram o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 na COP26, que tem sido chamado de “enciclopédia” da região
amazônica. Este relatório histórico é inédito por seu escopo científico e geográfico, a inclusão de cientistas indígenas e sua transparência, tendo passado por revisão por pares e consulta pública. O SPA também visa estimular o avanço da ciência por meio da cobertura de lacunas de conhecimento e envolvendo mais academias de ciências e jovens pesquisadores, bem como estimulando o investimento em ciência, tecnologia e inovação na região amazônica.
O SPA é organizado sob os auspícios da Rede de Soluções Sustentáveis ​​(SDSN). O Dr. Jeffrey Sachs, Presidente da SDSN, é o convocador do SPA, a Sra. Emma Torres é a
Coordenadora Estratégica, o Dr. Carlos Nobre é o Co-Presidente e o Dr. Braulio Dias é o Oficial Científico. Além do Dr. Carlos Nobre, atual presidente do CNPq, é membra do SPA a Prof. Dra. Mercedes Bustamante, atual presidenta da CAPES”.

Sobre o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021
https://www.theamazonwewant.org/spa_publication/amazon-assessment-report-2021/

O Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 foi produzido pelos 240 cientistas de diferentes áreas e diferentes países e foi lançado em uma seção especial dentro da COP26 em Glasgow, 2021. Consta de 3 partes e 34 capítulos. A nossa contribuição foi como segundo autor do primeiro capítulo do relatório https://www.theamazonwewant.org/spa-reports/.
DOI: 10.55161/POFE6241.
Após a publicação do relatório e com a anuência do SPA, os autores do primeiro capítulo do relatório, no qual o professor Jorge Picanço Figueiredo (Geologia – IGEO UFRJ) está incluído, decidiram escrever uma espécie de spin off para publicar em um periódico científico. Um dos co-autores do relatório tomou a iniciativa e assumiu o posto de autor líder. O professor Jorge continuou como co-autor do artigo científico. Este artigo, cujo título é Human impacts outpace natural processes in the Amazon foi submetido ao periódico Science, aceito e publicado em janeiro/2023. Importante ressaltar que o Dr. Carlos Nobre, atual presidente do CNPq é co-autor deste artigo.

Tags: #Amazônia, #SPA, #Science Panel for the Amazônia, #Painel Ciência da Amazônia, #conservação, #desmatamento, #degradação florestal, #incêndios florestais, #pesquisa, #ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *