40 anos do Observatório do Valongo - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Há 140 anos, no dia 5 de julho de 1881, a Congregação da Escola Politécnica aceitava a doação do terreno e observatório montado por Manuel Pereira Reis sobre o Morro de Santo Antônio. Surgia assim o Observatório Astronômico da Escola Politécnica.

Pouco mais de quarenta anos depois disso, o observatório é forçado a se transferir para a Chácara do Valongo, na zona portuária da cidade. Do novo local herdou o nome: Observatório do Morro do Valongo, o qual ainda se lê numa placa de bronze fixada à frente do prédio principal. Em algum momento isso será encurtado para Observatório do Valongo, e é assim que ele se tornará referência no ensino da Astronomia para graduandos, uma exclusividade da UFRJ durante 50 anos. Pois entre 1958 e 2009, um jovem brasileiro que quisesse cursar astronomia na graduação teria de passar pelo OV/UFRJ.

Foto do Observatório do Valongo - UFRJ

Não é mistério que a instituição nasceu de uma briga pessoal. Mas o espírito de cordialidade e compromisso com seus valores acadêmicos é o que perdurou e nos manteve mesmo diante momentos difíceis.

Somos apenas parte da história do observatório. No futuro, nele estará outra geração que não terá vínculo direto com provavelmente nenhum de nós. Mas os objetivos continuarão os mesmos: ensino, pesquisa e divulgação científica. E também os vínculos imateriais, pois a alma da instituição é um amálgama de nossos enredos pessoais, do modo como cada um interage com o local e busca contribuir para seu desenvolvimento.

É uma honra partilhar essa efeméride histórica com cada um de vocês.

Saudações!

Helio J. Rocha-PintoDiretor, Observatório do Valongo da UFRJ

Tags: #Observatório do Valongo, #UFRJ, #Astronomia.