Cartão quadrado com fundo azul e círculos de diferentes tamanhos e cores. Na parte superior do quadrado, à esquerda, lê-se Painel Temático, em preto. Logo abaixo, um retângulo de diálogo verde com o texto 16/07, 9h às 11h, Sala 7, em roxo. No círculo maior, roxo, o texto centralizado e na cor preta Museus Universitários e Redes Sociais Digitais: desafios e potencialidades. Abaixo, na cor branca e alinhado à esquerda, lê-se Debatedoras: Erika Negreiros – Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, Frieda Marti – SAE/Museu Nacional, Marcia Diogo – Museu da Geodiversidade, Renata Zappelli – Casa da Ciência, Mediadora: Andréa Costa – SAE/Museu Nacional. Na parte inferior, em letras maiúsculas pretas, o texto Para assistir, acesse: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/ No círculo azul, à direita, o texto na cor preta e em letras maiúsculas, Festival do Conhecimento UFRJ. Abaixo, em letras minúsculas amarelas, o texto universidade viva. Acima e à direita, um círculo branco com a logomarca da UFRJ.

NÃO PERCA! PAINEL TEMÁTICO AO VIVO SOBRE MUSEUS E REDES SOCIAIS DIGITAIS! Dia 16/07 às 9h no site do Festival do Conhecimento da UFRJ.

A pandemia provocou o fechamento dos museus à visitação e ampliou a frequência de suas ações online, principalmente nas redes sociais digitais. Por um lado, teme-se que a exclusão digital imponha limites à atuação dos museus no ciberespaço, por outro que as ações online ponham em risco a experiência museal geograficamente localizada. Apesar de 70% da população brasileira ser usuária da internet, poucos acessam exposições ou museus online e quem mais acessa a internet é quem mais visita museus fora dela.

No dia 16/07, entre 9h e 11h, profissionais de 4 museus da UFRJ debaterão AO VIVO sobre os usos que fazem das redes sociais digitais, abordando as redes utilizadas, ações desenvolvidas e seus objetivos, além de estratégias e formas de interação com os públicos. O painel poderá ser visto na sala 7.

ACESSIBILIDADE – O evento contará com a participação de estudantes intérpretes, profissionais da Diretoria de Acessibilidade (DIRAC) e profissionais voluntários.

Acesse: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/#programacao

Tags: #Festival Conhecimento UFRJ, #MGeo, #IGEO, #UFRJ, #museus, #acessibilidade, #museus no ciberespaço.