O Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade e o Coletivo de Mães da UFRJ convidam toda a comunidade acadêmica para o nosso I Seminário sobre Maternidade na Graduação: “Memórias, Vivências e Lutas”, que será realizado das 9h às 17h do dia 06 de novembro, no auditório Pangeia, prédio CCMN, UFRJ.
As mães universitárias ocuparão a universidade mostrando suas forças, que vão além das forças estereotipadas do que é ser mãe para sociedade. Através das mesas, palestras e apresentações que serão realizadas, pretendemos aproximar a pauta maternidade do ambiente acadêmico, dando voz às mulheres mães que, conciliando a maternidade e suas múltiplas jornadas, resistem diariamente por suas permanências na universidade e que, além disso, produzem, criam e se organizam!!
O I Seminário sobre Maternidade na Graduação levará esta pauta, tanto através das vozes atuantes dos ativismos maternos representadas pelas mães integrantes dos coletivos maternos (UFF, UFRJ, Rural e UFSC) quanto através da produção científica, abrindo espaço para a divulgação de pesquisas sobre gênero, interseccionalidade e maternidade, realizadas por mulheres e mulheres mães, tais pesquisas servem hoje de base para os ativismos e movimentos sociais feministas e maternos!
Segue a programação do nosso seminário:
9h: Abertura
9:30h às 10:30h: Mesa Mães Universitárias: “Memórias, Vivências e Lutas” com a presença das mães dos coletivos maternos da UFRJ, UFF, RURAL e UFSC
10:40h às 11:30h: Palestra com Juliana Márcia (UFBA) – “As Intersecções entre Maternidade, Raça, Trabalho e Ensino”
11:40 – Mães do Slam: Mardejan França
Tarde:
13:45h às 14:45h: Mesa “Nadando Contra a Corrente” com a presença de mães que passaram pela graduação junto com a maternidade e hoje atuam como pesquisadoras e/ou em suas respectivas áreas.
15h às 15:50h: Palestra com as professoras Leticia de Oliveira e Karin Calaza do GT de Mulheres da UFF: “Mulheres na Ciência e na Sociedade: lugar de mulher é onde ela quiser?”
16h: Apresentação Mães do Slam: Iasmyn Ohany
17h: Encerramento
Nosso seminário contará com espaço para recreação durante todo o evento e na parte da tarde o Instituto HUB fará atividades voltadas para à ciência e educação ambiental com as crianças presentes!
Contamos com a presença de todos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *