OFICINA II EDITAL PROART 2019

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e sua Superintendência de Difusão Cultural convidam para a OFICINA DO II EDITAL PROART – 2019.

O objetivo desta OFICINA é orientar aos interessados acerca dos requisitos e procedimentos para a submissão de candidaturas ao II Edital PROART – 2019.

Ela se realizará na quinta-feira, 14 de fevereiro, às 15h, no Fórum de Ciência e Cultura – Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo.

Se possível, faça a sua inscrição antecipada em: https://goo.gl/forms/8H1gjINpHp5STP9X2

Para conhecer o edital acesse: http://www.forum.ufrj.br/index.php/24-slide-show/726-fcc-ufrj-divulga-edital-do-proart-2019

Mais informações pelo e-mail editalproart@forum.ufrj.br

Participe! Divulgue! Venha conhecer a política cultural da UFRJ e as ações do Fórum de Ciência e Cultura!

Sobre o PROART
Criado em 2015, o PROART – Programa de Apoio às Artes – integra a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural – Plano de Ação 2017/2019, aprovada em sessão do Conselho Universitário da UFRJ de 28 de fevereiro de 2018, e foi atualizado pela  Resolução 03/2018, do Conselho Diretor do Fórum de Ciência e Cultura de 30 de outubro de 2018.

O PROART tem por objetivo geral promover a produção e difusão das Artes e Cultura, primordialmente através do desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contempladas as múltiplas linguagens e a diversidade das formas de expressão artística e cultural.

O II Edital PROART premiará Grupos Artísticos de Representação Institucional (GARINs) e Projetos Artísticos Institucionais (PARINs) da UFRJ. Os Grupos e Projetos candidatos devem ter experiência e planos de trabalho que contemplem algumas das áreas seguintes: pesquisa da memória cultural brasileira; inovação de linguagens voltadas para a popularização das artes e da cultura; intercâmbios com instituições culturais e/ou pesquisadores nacionais e internacionais;  residências artísticas interinstitucionais;  fomento à criação e integração na comunidade artístico-acadêmica e com artistas oriundos de comunidades tradicionais e populares;  fomento à presença de mestres dos saberes e fazeres populares e tradicionais;  estabelecimento de corredores artísticos que articulem a criação de circuitos da produção artística interinstitucional; realização de festivais, mostras, seminários e oficinas de artes e cultura;  encontros multidisciplinares das várias linguagens artísticas; democratização do acesso à cultura e às artes, em suas múltiplas linguagens e manifestações.

O II Edital PROART é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).