Ao Corpo Social do IGEO,

É com grande tristeza que informamos o falecimento do Professor Emérito Jorge Xavier.
A Direção do Instituto se solidariza com os familiares e amigos do professor neste momento de pesar.
O Sepultamento será nesta sexta-feira, 23 de julho de 2021, às 12h, na capela 7 do Jardim da Saudade de Sulacap.

Prof. Edson Farias Mello
Diretor do Instituto de Geociências

Caros colegas,

É com profundo pesar que informo o falecimento do nosso colega, o professor Jorge Xavier da Silva, no dia de hoje.
Ele foi um professor que alcançou enorme reconhecimento e admiração por parte de seus colegas e de seus alunos. Demonstrou ser um visionário ao introduzir o geoprocessamento no Brasil contribuindo, assim, para o fortalecimento da Geografia brasileira e, particularmente, da Geografia da UFRJ. Seu brilhantismo como professor e pesquisador deixará marcas no meio acadêmico nacional e internacional.
Não poderia deixar de concluir com uma frase que ele gostava de repetir, lembrada por alunos e colegas:

“Quando eu partir, quero que escrevam no meu epitáfio: tudo que aprendi, ensinei”.

Professor Emérito Jorge Xavier

Manifestamos nossos sentimentos e nossa solidariedade a seus familiares e amigos.

Ève Bühler
Chefe do Departamento de Geografia