Astroexpedição Serra da Canastra - MG

O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros (@astroturismoparquesbr), uma parceria entre o Observatório do Valongo (coordenação do prof. Daniel Mello) e o Departamento de Geografia da UFRJ (Prof. Ricardo Cesar), concluiu, na primeira quinzena de julho, uma astroexpedição na Serra da Canastra (MG). A expedição incluiu atividades de divulgação científica e de extensão em escolas de nível fundamental e atendimento ao público nos munícipios de São Roque de Minas e Vargem Bonita, bem como sessões astronômicas em pousadas parceiras do projeto e no Parque Nacional da Serra da Canastra. Além disso, foram realizados trabalhos de campo para contemplação/registro fotográfico do céu estrelado, da geo/biodiversidade e medidas de poluição luminosa visando à promoção do Astroturismo! A Expedição contou, ainda, com o apoio de alunos de graduação dos cursos de Astronomia e Geografia da UFRJ.

A foto abaixo guarda um registro de parte da equipe do projeto, clicada pelo astrônomo Daniel Mello, em um trabalho de campo noturno no Cerrado Canastrente. A foto, tirada nos campos limpos de Cerrado e em meio a quartzitos de idade pré-cambriana, mostra a beleza da Via Láctea atravessando o firmamento da Canastra.

Para maiores detalhes da Astroexpedição, visite o perfil do projeto no Instagram: @astroturismoparquesbr – ou contate-nos através do e-mail astroturismoparquesbr@ov.ufrj.br

Bons céus a todos! 🙂