Ana Maria Lima Daou
16/02/1955 - 23/06/2024
A Cerimônia de despedida será realizada no crematório São Francisco Xavier
Dia 24/06/2024, de 10 às 13h, sala A Premium.
Rua Monsenhor Manuel Gomes, 155 - Caju
"Gente é pra brilhar"

Homenagem à Ana Maria Lima Daou

O Instituto de Geociências, o Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ lamentam com forte pesar o falecimento neste domingo da nossa querida professora e colega Ana Maria Lima Daou. Ana deixa marcas com sua forte dedicação à nossa instituição, especialmente por seu papel na formação de muitos geógrafos e geógrafas hoje espalhados por diferentes pontos do país. Com sua preocupação com a formação docente, foi uma defensora do curso de Licenciatura em Geografia, tendo um papel importante na sua reorganização. Com uma forte formação em pesquisa em Antropologia e Geografia, contribuiu muito para a aproximação das duas áreas e ofereceu perspectivas inovadoras, seja nos estudos sobre a elite da borracha em Manaus na virada do século XIX para o XX, seja nos estudos de identidade espacial e culturais que realizou e orientou com brilhantismo. Manauara de nascimento, tinha um conhecimento e amor pelo Rio de Janeiro que se manifestavam em seus cursos e trabalhos de campo. Ao longo do tempo, a associação do ensino com a pesquisa também se tornou uma preocupação constante, para quem, uma universidade encastelada em si mesma não fazia muito sentido. Sua forma afável e seu jeito gentil conhecidos por todos, contribuíam para tornar o ambiente acadêmico mais leve e prazeroso, sem perder a densidade de análise e perspicácia que lhe eram próprias.

Neste momento difícil, nos solidarizamos com seus filhos, Diana e Gustavo, dos quais sempre falava com orgulho e carinho, e com os demais familiares e amigos que tiveram o prazer de desfrutar da sua convivência e ensinamentos.

Rafael Winter Ribeiro

Docente do Departamento de Geografia – IGEO UFRJ