É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Josué Alves Barroso, sexta-feira, 15 de abril de 2022.
Geólogo e mestre pela UFRJ, fez especialização no LNEC de Lisboa (1967-1968) e doutorado pela UFRJ (1994).
Trabalhou no antigo DNPM- Departamento Nacional de Produção Mineral (1965-1966), executando mapeamento geológico no Nordeste do Brasil, e na Hidroservice (1966-1967) atuando em estudos de viabilidade para as barragens de Xingó, Sobradinho e Remanso. Tinha vasta experiência em mapeamento geológico-geotécnico, e Uso e Ocupação do Solo.
Em 1968 ingressou como professor da UFRJ, ano em que foi um dos criadores do Programa de Pós-graduação em Geologia, com uma área de concentração em Geologia de Engenharia. Em sua vida acadêmica participou da formação de dezenas de Geólogos de Engenharia, orientando teses e dissertações. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultor de diversas agências de fomento, além de membro do Comitê Assessor do CNPq e da CAPES.
Após a aposentadoria na UFRJ, foi professor titular na UENF (1996-2004), onde desenvolveu pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria da cerâmica e de rochas ornamentais do Norte Fluminense. Por seu trabalho nesta universidade, foi reconhecido com a “HONRA AO MÉRITO CIENTÍFICO E ACADÊMICO”.
Sócio da ABGE desde 1970 foi um dos responsáveis pela formação do Núcleo RJ por ocasião do 1° CBGE (1976), atuou como consultor para a primeira edição do livro de Geologia de Engenharia (1998) e foi homenageado no Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, realizado em Uberlândia – MG (2007).