Informe e orientações da Direção Adjunta de Extensão do Instituto de Geociências a estudantes de graduação

Em consonância com as resoluções MEC 07/2018, CEG 02/2013 e CEG 04/2014, todos(as) os(as) estudantes ingressos nos cursos de Geografia, Geologia e Meteorologia após 2017.1 deverão cumprir  10% da carga horária total do curso em atividades de extensão. A extensão curricular é realizada na UFRJ dentro das seguintes modalidades de ação: programas, projetos, cursos e eventos. Todas as ações cadastradas já estão disponibilizadas para inscrição no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFRJ (SIGA).

Para poder efetuar a inscrição em alguma ação de extensão no SIGA, o(a) estudante deve:

1. Se inscrever em RCS de extensão existente no seu currículo, durante o período de inscrição em disciplinas ou de alteração de inscrição em disciplinas. Em caso de dúvidas procurar a coordenação de extensão do seu curso.
  2. A partir da inscrição em RCS de extensão, visualizar na aba “EXTENSÃO” as ações cadastradas, e identificar as ações de seu interesse. É possível realizar buscas segundo a modalidade (projeto, curso ou evento), a área temática e a identificação do Programa Articulado* a que a ação está vinculada, e ao clicar nas ações de interesse é possível visualizar algumas informações básicas, como: quantas vagas estão disponíveis; se há perfil recomendado de formação do(a) estudante; a carga horária semanal de atividades e horários de reuniões e/ou aulas; os contato do(a) coordenador(a) e do grupo extensionista.
  3. Após escolher a ação em que deseja participar, de acordo com seus interesses e sua disponibilidade de horário, o(a) estudante deve fazer o requerimento de sua inscrição na ação, pelo SIGA. O(a) coordenador(a) da ação receberá este requerimento e poderá aceita-lo ou não. Em caso de aceite, os(as) inscritos(as) devem procurar a equipe da ação no local e/ou pelo(s) contato(s) informado(s) no SIGA.

Ao término do período de atuação do(a) estudante na ação de extensão – o que pode ocorrer em qualquer momento dos períodos letivos – o(a) coordenador(a) da ação lançará no SIGA a carga horária cumprida e a mesma aparecerá no Boletim de Orientação Acadêmica (BOA) do(a) estudante.

O requerimento de inscrição em ações de extensão, via SIGA, pode ser realizado a qualquer momento do período letivo. Do mesmo modo, a qualquer momento o(a) estudante pode acessar a plataforma SIGA e identificar, no seu BOA, qual a carga horária de extensão que ainda tem a cumprir. Cada estudante pode creditar, no máximo, 180 horas por ação de extensão, ou seja, caso cumpra uma carga horária maior que este limite em um determinado projeto, curso ou evento, o excedente não será registrado no BOA. Este limite visa estimular a busca pela vivência em diferentes ações de extensão dentro da UFRJ.

Como cada curso de graduação do IGEO se encontra em fase diferente quanto à implantação de suas reformas curriculares, haverá situações específicas a serem consideradas. Em caso de dúvidas ou necessidade de outras informações, procurar a Coordenação de Extensão do seu Departamento ou da unidade:

Coordenação de Extensão do Departamento de Geografia: Profs. Antonio Paulo de Faria e Paulo Gusmão
Coordenação de Extensão do Departamento de Geologia: Profas. Gleide Alencar e Lílian Bergqvist
Coordenação de Extensão do Departamento de Meteorologia: Profs. Luiz Maia e Mauro Cirano

Direção Adjunta de Extensão do IGEO/UFRJ
Contatos: extensao@igeo.ufrj.br
Tel:3938-9461
Prédio do CCMN, bloco F (térreo), sala F-014

*Para maiores informações sobre os Programas Articulados de Extensão e outros Programas da UFRJ consulte a página da PR5 (Pró-Reitoria de Extensão):  www.pr5.ufrj.br